BLOG

Existem basicamente 3 opções de copos para uso em empresas, escritórios, refeitórios e eventos. São elas:

  • Copos descartáveis feitos de plástico e similares: são os tradicionais copos descartáveis feitos de plástico e similares, como o isopor
  • Copos descartáveis biodegradáveis e compostáveis: são copos descartáveis feitos de materiais orgânicos que ao serem descartados se decompõe facilmente e podem ser transformados em composto (adubo orgânico)
  • Copos reutilizáveis: são copos reutilizáveis feitos de vidro, plástico, cerâmica, que ao invés de serem descartados, são lavados.

Para comparar as características ambientais de cada um é necessário analisar seu ciclo de vida, desde a extração de matéria prima, até seu descarte. Dada a complexidade dessa análise, nesse artigo vamos nos limitar à ressaltar as principais características ambientais de cada um:

  • Descartáveis feitos de plástico e similares:

descartavel

O uso de descartáveis aumentou significativamente no Brasil e no Mundo. Dadas as proporções, é importante analisar o seu impacto ambiental:

1.Material

O material mais comum é o plástico. Os copos de plásticos são divididos basicamente em dois tipos: os feitos de Polipropileno (PP) e o Poliestireno (PS). Ambos são derivados do petróleo.

2. Uso

O copo é descartado após o uso, não sendo comum sua lavagem e reutilização.

3. Descarte

O fato de ser um produto de baixíssimo peso por unidade desencoraja a coleta e encaminhamento para a reciclagem. Mesmo assim, parte do material é reciclado e volta ao sistema produtivo.

O restante do material, não reciclado é encaminhado aos aterros e lixões onde passam por um processo de decomposição extremamente longo. Parte, que não é coletada, atinge os oceanos e rios. O tempo de decomposição é muito longo.

4. Outros fatos

Em 2016 a França aprovou uma lei que proíbe, a partir de 2020, o uso de copos e pratos plásticos recicláveis. Em 2015 estima-se que foram descartados 4,7 bilhões de utensílios descartáveis no país.

O principal argumento para a aprovação da lei é o impacto ambiental causado por esses produtos. A Lei faz parte do projeto Transição Energética para o Crescimento Verde.

Isso não significa que itens descartáveis não serão mais usados na França. Após 2020, copos e pratos plásticos deverão ser compostos por no mínimo 50% de materiais biodegradáveis de origem vegetal.

Outro fato que chamou atenção para o uso de descartáveis de plástico foi a pesquisa publicada pelo Fórum Econômico Mundial e da Fundação Ellen MacArthur, afirmando que em 2050 haverá mais plástico do que peixe nos oceanos (em peso). Ainda segundo o estudo, 8 milhões de toneladas de plástico são despejadas por ano nos oceanos.

 

  • Copos descartáveis biodegradáveis e compostáveis

.

.

.

Os copos e pratos biodegradáveis e compostáveis tem como principal vantagem a forma de descarte mais sustentável. Nesse ramo, se destaca uma tecnologia brasileira, trazida ao mercado pela CBPak: copos e bandejas feitos a partir da fécula da mandioca. Criados a partir do conceito de economia circular, o produto é 100% compostável, ou seja, pode passar pelo processo biológico de compostagem e ser transformado em adubo.

1. Material

Materiais orgânicos, como por exemplo, a fécula de mandioca.

2.Uso

O copo é descartado após o uso, não sendo comum sua lavagem e reutilização.

3.Descarte

Produto é biodegradável e se decompõe totalmente em 92 dias. Além disso, pode passar pelo processo de compostagem. Ao passar pelo processo de compostagem esses materiais se enquadram na economia circular.

4.Outros fatos

O produto é uma alternativa sustentável para empresas, escritórios, escolas e eventos que utilizam utensílios descartáveis. Além de reduzirem o impacto ambiental do usuário, o produto melhora a imagem da sua empresa ao sinalizar aos funcionários, parceiros, fornecedores e clientes o seu alinhamento com a questão ambiental.

 

  • Copos reutilizáveis

 

copo-vidro

Copos reutilizáveis são mais comuns em residências. Sua grande vantagem ambiental é o fato de ser utilizado milhares de vezes antes de seu descarte. Por outro lado, para ser reutilizado é necessária sua lavagem, o que consome água e energia.

1. Material

Vidro, cerâmica ou plástico.

2.Uso

O copo é lavado a cada uso evitando a fabricação de outro copo. O mesmo copo é utilizado milhares de vezes antes de ser descartado. A lavagem consome água e no caso da lavagem mecânica, consome também energia.

3.Descarte

Produto é usado por anos antes de ser descartado.

4. Outros fatores

Apesar do maior impacto ambiental na sua produção, o copo reutilizável pode ser usado milhares de vezes. A sua vantagem ambiental depende do impacto ambiental da lavagem.

 

Fontes:

Exame “França proíbe venda de copos e pratos plásticos descartáveis”

Cbpak  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *