BLOG

O mercado de fraldas nas últimas décadas foi e ainda é dominado pelas fraldas descartáveis. Agora, a fralda de pano voltou, em uma versão mais prática do que a anterior.

O uso de fraldas descartáveis aumentou muito nas últimas décadas. Segundo a consultoria Nielsen, em 2009, foram usadas 5.666.730.000 fraldas descartáveis no Brasil. Ou seja, foram mais de 5,6 bilhões de fraldas enviadas para aterros e lixões no país. Nos Estados Unidos, esse número chega a mais de 27 bilhões. Estima-se que cada bebê use até 5.500 fraldas em sua vida.

O aumento do uso de fraldas descartáveis e a magnitude dos números torna necessária a análise de seus impactos ambientais.

Fraldas descartáveis:

Segundo o site Portal Educação, as fraldas descartáveis são feitas de celulose, polímeros superabsorventes, não tecido, filme de polietileno, fitas adesivas e adesivos. Os produtos são basicamente derivados do petróleo e madeira.

O uso dessas fraldas é altamente intensivo em matéria prima e em descarte de lixo. Após utilizada uma vez, a fralda é descartada. Segundo o Departamento de Meio Ambiente de New Hampshire uma fralda descartável leva mais de 450 anos para se decompor.

No caso das fraldas descartáveis seu impacto ambiental se concentra na produção e no descarte.

 

Fraldas reutilizáveis:

.

.

.

Fraldas reutilizáveis são feitas basicamente de tecido, elásticos, botões e plástico. Após o uso, a fralda é lavada para posterior reutilização.

A quantidade de fraldas necessárias depende da frequência das lavagens, mas os principais fabricantes sugerem um kit de 20 fraldas para toda a vida do bebê. As fraldas, se bem cuidadas, podem ser utilizadas para os demais filhos.

No caso das fraldas reutilizáveis o impacto ambiental está altamente concentrado na lavagem. Ou seja, seu impacto ambiental é definido em grande parte pela forma de lavagem escolhida. O estudo “An updated lifecycle assessment study for disposable and reusable nappies” da Agencia de Meio Ambiente da afirma que para reduzir o impacto ambiental do uso de fraldas reutilizáveis é importante: fazer a lavagem sempre com a máquina cheia, não utilizar temperaturas elevadas, sempre que possível secar no varal e utilizar o mesmo kit para mais de um filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *