BLOG

fralda
Fraldas de pano modernas e fraldas descartáveis: características
13 de janeiro de 2017

O que são fraldas reutilizáveis, fraldas de pano modernas, fraldas ecológicas, fraldas econômicas, etc?

fralda

O número de marcas de fraldas reutilizáveis não para de crescer no Brasil. Vários nomes são usados para ressaltar as melhorias dessas fraldas em relação às antigas fraldas de pano.

As fraldas reutilizáveis são basicamente fraldas não descartáveis, que são lavadas e utilizadas novamente.  Porém, ao se falar em fralda reutilizável ou fralda de pano, logo vem à cabeça as fraldas utilizadas décadas atrás, sem praticidade alguma. Por isso, as novas fraldas reutilizadas adotaram outros nomes para se diferenciar e ressaltar seu caráter prático e ecológico.

Para deixar claro que as fraldas são mais práticas que as antigas, elas adotaram no nome de fraldas de pano modernas. Os principais itens que aumentam a praticidade dessas fraldas em relação às fraldas de pano antigas são:

– Tecidos mais eficientes que melhoram a absorção

– Botões, velcros e elásticos que tornam a fralda totalmente ajustável ao tamanho do bebê e podem ser usadas até o desfralde

– São resistentes à máquina de lavar

– Panos biodegradáveis para serem colocados dentro da fralda em alguns casos

Outro nome comum é o de fraldas ecológicas. Esse nome visa ressaltar o fato dessas fraldas não gerarem a quantidade de lixo gerada pelas fraldas descartáveis. Segundo a consultoria Nielsen o Brasil consumiu em 2009 mais de 5,6 bilhões de fraldas descartáveis, que inevitavelmente foram parar em lixões, aterros, mares e rios. Segundo fabricantes, um bebê usa até 5.500 fraldas descartáveis durante sua vida.

.

.

.

De fato as fraldas reutilizáveis geram menos resíduos sólidos, porém, para garantir que são mais eficientes do ponto de vista ambiental deve ser feita uma análise completa de seu ciclo de vida. As fraldas ecológicas consomem menos matérias primas e geram menos resíduos, mas deve-se tomar alguns cuidados para reduzir o impacto ambiental das lavagens. Os principais cuidados são: sempre que possível secar no varal e não na secadora da máquina, lavar a máquina cheia, não lavar com água acima de 60oC.

Outra característica que é sempre ressaltada é a economia de dinheiro em relação às fraldas descartáveis. Segundo o fabricante, um enxoval de 20 fraldas pode ser suficiente para toda a vida do bebê e pode ser usada para outras crianças também. Um enxoval custa por volta de R$ 1. 250, mas existem variações de preços e marcas. Já para as fraldas descartáveis seriam necessárias 5.500 fraldas. Para analisar sua economia em relação às fraldas descartáveis é necessário contabilizar o uso de água e energia nas lavagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *