BLOG

Os selos que classificam edifícios verdes são formas de descobrir se sua casa ou edifício de residência ou trabalho são sustentáveis. Avaliar o nível de preocupação ambiental e social de uma construção pode ser uma tarefa extremamente complexa. As dimensões a serem avaliadas são muitas. Para facilitar a adoção de medidas sustentáveis e sua certificação, existem diversos selos ambientais para edifícios. Essa é a forma mais simples de saber o nível de sustentabilidade da sua residência ou edifício de trabalho.

Os selos são muitos. Entre os principais podem ser citados o LEED, Aqua-HQE, Casa Azul – Caixa e o selo Breeam. Se o seu edifício possui um desses selos é um bom sinal quanto a preocupação ambiental e social do edifício. A maioria deles possui classificações e níveis internos. Quanto maior a graduação do seu edifício, melhor.

leed

O selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedido pelo Green Building Council, é um dos maiores do mundo e já certificou 380 construções no Brasil. O selo avalia 8 dimensões da sustentabilidade e possui categorias especificas para novas construções, construções existentes (entre elas escolas, hospitais, lojas de varejo, etc). O selo é concedido nas graduações: Certificado, Silver, Gold e Platinum.

aqua

O selo AQUA-HQE é uma certificação internacional para edificações sustentáveis desenvolvida a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale). São levadas em conta 14 categorias. O empreendimento que consegue uma nota de Melhores práticas em 3 categorias, Boas Práticas em 4 categorias e Base em 7 categorias, recebe a certificação.

casa-azul

O selo Casa Azul é concedido pela Caixa Econômica Federal para classificar os estabelecimentos financiados pelo banco. São levados em conta 53 critérios divididos em 6 categorias. Dependendo da pontuação, o empreendimento pode receber o selo na graduação bronze, prata ou ouro.

breeam

O Breeam é um selo alemão, líder mundial em certificações de construções sustentáveis. O selo realiza diversas analises de ciclo de vida. A análise do empreendimento é dividida em 10 categorias e em cada uma delas o empreendimento recebe uma nota entre Aprovado, Bom, Muito Bom e Ótimo (outstanding).

Não está satisfeito com o nível de sustentabilidade da sua casa? Compre produtos para uma vida sustentável.

.

.

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *